Na minha opinião, um dos últimos grandes compositores dos EUA.
De qualquer forma, desde que eu comecei a tocar bateria e até hoje continuo com o mesmo pensamento - "um dia conseguirei ser tão musical quanto esses grandes compositores e arranjadores". E continuamos na caminhada!
Tem um tanto de gente que toca uma música inventada na hora por sobre outra música, dá-se a isso o nome de "improviso", "virtuosismo" etc e está ok. Eu sou de um pensamento antigo, acho que grandes composições não precisam de mil e uma maracutaias instrumentais; mas ao contrário, dão abertura a mil e uma possibilidades musicais e artísticas.
Admiro um tanto os compositores contemporâneos eruditos e populares, mas meu raciocínio e sentimento pedem melodias e harmonias que tenham início, meio e fim.
Essa música (Everyday) foi composta nos anos 1950 por um jovem talento musical chamado Buddy Holly, que tragicamente faleceu na época, junto a outros dois grandes talentos musicais da época. Apaga-se uma estrela na Terra, acende-se uma no Céu. Apaga-se uma estrela no Céu, ela renasce na Terra.
E nesse meio tempo ficam pairando entre nós algo como que fragmentos do que a pessoa que se foi sonhava e realizava. Esses pensamentos vão apurando-se com o tempo e ajudam a pessoa a renascer e no futuro conseguir criar uma versão atual de si mesma.
Na minha opinião, o que o James Taylor intuitivamente fez foi dar a estes pensamentos uma nova forma, ainda que mantendo a mesma melodia e letra, mas acrescentando ao tecido musical expressividades que passaram desapercebidas na versão original. Ainda é a mesma música, mas os acordes foram substituídos, oferecendo a possibilidade de novas dinâmicas e contrastes, que fizeram a música virar o que vemos no vídeo acima. E ainda a partir daí poderíamos ir além.
E cá entre nós, o Steve Gadd (bateria) toca bem demais né?
Prefiro mil vezes a interpretação de Gadd nessa música do que o que normalmente os bateristas tocam hoje em dia. Isso principalmente porque muito mais que a bateria, ele está tocando a música e pode acreditar, é diferente de simplesmente tocar a bateria (ou qualquer outro instrumento e não a música através do instrumento; ou a música através do conjunto de instrumentos). A meu ver.
Baterias à parte, que frase linda "Yes, a love like yours would surely come my way" (tradução: Sim, um amor como o seu certamente viria ao meu encontro). James Taylor fez bem em mudar a harmonia desta música. Do jeito original essa frase não tinha o valor devido. Mas já estava lá.
ARI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário