sábado, 11 de agosto de 2018

Rumo ao Roncador!! - pt.5

O Guardião do Roncador...


No nosso terceiro dia aqui no Roncador visitamos o Portal do Roncador, especificamente uma região conhecida como o "Guardião do Roncador", devido à natureza ter erodido a Serra do Roncador de tal modo a formar um pico que lembra um totem formado pela cabeça de um índio (Xavante), daí o "Guardião do Roncador". A Serra do Roncador é bem extensa e se alastra por mais ou menos 1000 km, indo desde Goiás (Barra do Garças) até perto do Pará (onde existe a serra do Cachimbo). O Sistema Geográfico do Roncador segue o mesmo traçado, apresentando as suas cidades-chave acompanhando a referida Serra: Barra do Garças, Campinápolis, Nova Xavantina, Água Boa, Canarana, São Félix do Araguaia, Vila Rica e Cocalinho. Nos Mundos Interiores (intraterrenamente, literalmente falando), há uma belíssima cidade construída bem próxima a cada uma destas cidades e em tais locais existem milhares de pessoas vivendo a mais pura espiritualidade.

Em cada um destes locais dedicam-se a um tipo de estudo e treinamento, como por exemplo numa cidade (Canarana) dedicam-se à Alquimia e tudo quanto a ela esteja associado, enquanto em outra (Barra do Garças) dedicam-se à literatura e arquivamento dos conhecimentos. Deste modo, nos Mundos Interiores, existe em Canarana uma biblioteca bem grande de livros maravilhosos escritos na Face da Terra ou nos Mundos Interiores sobre temas relativos à Alquimia, enquanto debaixo de Barra do Garças há o mesmo, porém obras mais ligadas à literatura do que à Química ou Farmácia, como ocorre em Canarana. O mesmo fenômeno acontece no Sistema Geográfico sul mineiro, ao redor de São Lourenço e no itaparicano, ao redor de Itaparica, na Bahia.

Estivemos nos três Sistemas e certamente o daqui é aquele onde esta ligação é mais óbvia por talvez por um lado as cidades sobre a face da Terra estarem um pouco mais próximas dos Mundos Interiores que nos outros sistemas geográficos; mas também porque este local recebeu um número enorme de pessoas vindas de todos os lugares do Brasil, buscando uma nova vida, progresso e realização. Ou seja, adeptos de uma nova civilização, dispostos a fazer daqui o melhor lugar do mundo - e estão perto de conseguirem, acredite se quiser.

Mas vamos do começo.

Saímos do hotel cedo com destino a Nova Xavantina. No caminho pra lá encontraríamos o Portal do Roncador. Estivemos hospedados na Pousada águas Quentes, que é simples, mas bacana e e tem uma bela vista da montanha donde vertem as águas mágicas do Parque das Águas Quentes. Aliás, esta pousada fica exatamente ao lado do referido Parque.



Em frente ao Parque há uma barraca onde são vendidos maiôs, biquinis, bóias e outras coisas úteis a passar o dia num parque aquático (não consultei os preços, mas creio que não seja nada absurdo de caro - por lá as coisas costumam ter um preço bem legal).




Saindo da Pousada decidimos passar num supermercado e comprar mantimentos. Isso é extremamente importante porque o Portal do Roncador, mantido pelo Maurinho do Roncador não possui nenhuma comodidade alimentícia, nem em lanches, nem em snacks, nem refeições. Ele oferece uma cozinha super simples pra quem quiser cozinhar, mas não tem nada na propriedade dele para comer e no vilarejo mais próximo (cerca de 4 km) também não tem muita coisa além do básico como água, cerveja e sorvete. Barra do Garças é uma cidade em franco desenvolvimento e segundo o Maurinho já está em 80 mil habitantes. Tem uma população bem jovem e pujante e um espaço extraordinário para quem deseja ou empreender, em qualquer área, inclusive recebendo apoio da prefeitura e população para fazê-lo; quanto também aos profissionais ligados ao agronegócio/ecoturismo, que são forças bem estabelecidas por aqui, empregando bastante gente. O custo de vida é bem mais baixo que em Belo Horizonte e os imóveis também, o que abre uma grande oportunidade de mudança para quem está buscando algo e não consegue atingir no sudeste.




Algumas imagens da área externa de um dos supermercados de Barra do Garças. Eles possuem uma série de itens que apreciamos em BH, como alguns vinhos mais sofisticados e itens gourmet como kit paella, shimeji e coisas do tipo. 





Acima, algumas imagens do centro de Barra do Garças. Já existem por aqui diversas franquias conhecidas de todos como Cacau Show, Boticário, Pernambucanas, CVC e mais um monte. Notamos que existem muitas casas de alto padrão e pessoas buscando um padrão de vida parecido com o que vivemos nas capitais do sudeste. Existem condomínios de alto padrão e diversas casas muito bonitas de arquitetura arrojada e que certamente custaram bem caro. Saímos para jantar num desses dias e tivemos dificuldade em escolher o local devido à enorme oferta de restaurantes, lanchonetes e um início de vida noturna. Vimos pessoas vestidas a caráter realizando passeios noturnos de bicicleta e caminhada, sempre jovens e frequentemente oriundos de outros locais, como Goiânia, RJ, SP, RS, MG e outros. Vimos um bom tanto de lojas "gourmet" e acredito que esta cidade esteja aberta a este tipo de iniciativa - produtos orgânicos; serviços especiais (gourmet/premium); serviços personalizados, desde maquiagem até arquitetura e decoração; produtos e serviços fitness etc.

Conheço um monte de gente que fala que quer se mudar para fora do Brasil. Eu acho que deveriam tentar um pouco por aqui antes de tomarem esta decisão. Talvez encontrem aqui no coração do Brasil chances muito mais interessantes do que fora dele. #ficadica


Seguimos viagem rumo a Nova Xavantina com uma parada e dois dias na Serra do Roncador, num local chamado "Portal do Roncador". Saindo de Barra do Garças e suas larguíssimas avenidas...



Na saída da cidade avistamos o campus da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), que oferece diversos cursos. Para quem está buscando concurso, talvez seja legal ficar atento a possíveis vagas de trabalho por aqui. Parece que a ideia fixa das pessoas de Barra do Garças é desenvolver a cidade e expandí-la ainda mais e certamente devem existir esforços do governo local para que haja uma ampliação na oferta de cursos da UFMT. Estamos na torcida.


E segue estrada....




Chegamos! Estamos no Portal do Roncador.






Detalhe da imagem do Guardião do Roncador.



A pousada do Maurinho do Roncador é chamada "Portal do Roncador" e consiste em quatro chalés e mais um quarto. Cada chalé possui uma cama de casal e uma de solteiro e um banheiro. Há água encanada e luz elétrica, mas até o momento ainda não há chuveiro elétrico (apenas água fria, o que é até bom num lugar que faz 28 graus de madrugada, dependendo do dia). Já existe a fiação para o chuveiro e uma ideia de instalar ar condicionado em um dos chalés, mas por enquanto é apenas um ventilador. Cada chalé foi construído num estilo diferente e possui seu charme.





A casa principal, onde existe uma cozinha super simples (mesmo!) e mais um quarto.

Este local é formidável pela natureza e pelo esforço do Maurinho em mantê-lo natural, afastando daqui as forças quejá tentaram transformar esta pequena região numa plantação de eucalipto ou mesmo erguerem uma igreja neopentecostal no arenito onde fica o guardião. Esse cuidado com o meio ambiente é nítido na forma como a natureza responde, oferecendo uma experiência muito curiosa onde sentimos tocados ou abraçados por ela. Diferentemente do que acontece nos parques de BH ou mesmo no sul de Minas, onde há maravilhosa e abundante natureza, por já ter sido manipulada pela humanidade, sentimos a lógica humana nos cortes das árvores, escolha dos arbustos etc. Já no Portal, por existir esse esforço para que a natureza prevaleça sobre a lógica humana, sentimos de fato toda a imponência da natureza e o quanto e de que forma somos parte dela. Vale passar um dia aqui por essa experiência, que é literalmente transcendental. Existe wifi, mas não existe sinal de celular, nem TV no Portal. E da mesma forma não é permitido entrar com nenhum tipo de bebida alcoólica, nem fazer festa ou algazarra, para que esta harmonia natural não seja prejudicada.

O Maurinho oferece passeios ecológicos na região e fizemos dois: um subindo a Serra do Roncador indo até o Guardião. E no dia seguinte fomos até o rio do ouro. Vamos falar nesse post do Guardião e no seguinte do rio do ouro.


Maurinho do Roncador e o início da trilha do Guardião, onde ele construiu um tipo de santuário e espaço para meditação, aproveitando as formas naturais do local.


Santuário no início da trilha


Espaço para meditação


Santuário no início da trilha


O Maurinho coleciona objetos que lembram animais. Neste caso, uma pedra em forma de anta, ocupando seu lugar no santuário da foto acima. Anta é curiosamente um dos animais sagrados no Sistema Geográfico, relativo à cidade de Campinápolis.


Uma formação de barro em formato de gnomo, na subida da trilha.


Esta trilha não é aconselhável para pessoas que têm problemas graves de locomoção ou problemas cardíacos pois é relativamente íngreme e não existe um caminho pavimentado ou amparado por corrimão. É preciso ir de pedra em pedra, atravessando a mata nativa à medida em que se sobe.


Esta cachorrinha nos segue durante toda a trilha e alerta o Maurinho da presença de outros animais durante o passeio.


Arenitos multimilenares da Serra do Roncador... e bem altos!


Consegue ver a trilha? Pois é, é uma trilha bem "raiz", por assim dizer. Eu adoro!


Seguindo a trilha!


Mais um rosto de gnomo esculpido pela natureza... ou em outras palavras, um gnomo esculpido por outro gnomo, como alguém que faz a si mesmo uma homenagem (só isso já vai render um post num outro blog sobre Eubiose e Ciência).


Chegamos!! Estamos no dedo do guardião, que fica na base do totem do Guardião.





Cerca de 200 metros abaixo da gente, vemos o belo estado do Mato Grosso e a BR-070, que liga diversas cidades da região. A visão deste ponto é maravilhosa e por isso rende belas imagens.



Arenitos multimilenares que ocultam, em seu interior, uma civilização antiga, mas prodigiosa, muito mais avançada que qualquer outra que já tenha existido na superfície. De onde vêm para a Terra Avataras (Como Buda, Jesus, Krishna e outros), gênios como Mozart, Chopin e Bach, líderes mundiais como Getúlio Vargas, JK e Roosevelt, escritores como Julio Verne, Mario Roso de Luna ou padre Antônio Vieira, médicos universais como Paracelso, ocultistas do porte de Eliphas Levi  e Papus, religiosos do calibre de um pio XII ou Tsong-Kapa, homens da ciência como Isaac Newton entre tantos outros, ao longo de todas as eras. Todos vertendo desgta civilização prodigiosa existente no interior da Terra, sendo uma de suas moradas o interior da Serra do Roncador. Desta montanha também verte (mais uma) água santa, capaz de curar diferentes enfermidades, o que é até compreensível, dado o altíssimo grau de espiritualidade desta região e a força de uma natureza ainda imaculada pela humanidade.




Taí um bom lugar para falar sobre as coisas grandes da vida. Sobre as questões verdadeiramente importantes e universais.


À noite o céu permite a visualização de todas as constelações que conseguimos ver a olho nu. A noite não teve nuvens e dos chalés era possível ver todo tipod e estrela e até mesmo os braços da via láctea. Tivesse eu uma câmera e um tripé melhores, teria conseguido lindas imagens do céu noturno do Roncador, mas acho que esta já dá um ótimo encerramento a este post.

Forte abraço!!!



ARI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário